terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Carta aos Corintios

É interessante falarmos da primeira carta do apostolo Paulo a igreja que ficava na cidade de Corinto devido ao fato de esta cidade ter algumas características similares ao nosso contexto social brasileiro como a promiscuidade, a idolatria, e o culto a razão
Corinto era uma cidade grega que era famosa por ser um centro comercial cosmopolita assim como por sua depravação moral.
Nessa cidade o apostolo Paulo fundou uma igreja em sua segunda viagem missionária, sendo que em pouco tempo levantaram-se sérios erros quanto a doutrina e pratica que ameaçavam o bem estar e até mesmo a sobrevivência da comunidade cristã, sendo a correção desses erros o principal foco de Primeira aos Coríntios.
Em primeiro lugar, deploráveis divisões haviam cindido a igreja em facções hostis, quebrando a unidade sobre a qual a igreja deveria andar. Em segundo lugar, dentre seus próprios membros um deles havia tido atitudes imorais sem ser repreendido nem desligado da igreja, sendo que essas atitudes eram tão bizarras que nem mesmo os habitantes não cristãos de uma cidade devassa haviam tolerado. Em terceiro lugar, os membros da igreja de Corinto viviam levando uns aos outros aos tribunais seculares ao invés de resolverem suas questões em amor dentro de suas próprias comunidades. Em quarto lugar, alguns deles vinham cometendo fornicação, ou seja, sexo fora do casamento com prostitutas, justificando tal pratica com o argumento de que apenas o corpo era envolvido e que os efeitos do corpo são inconseqüentes para alma. Em quinto lugar, a Ceia do Senhor que deveria ser uma expressão amorosa de harmonia havia se tornado irrelevante e um rito desatencioso. Em sexto lugar, havia muita desordem que não edificava quando a igreja se reunia na adoração pública principalmente no que dizia respeito aos dons espirituais. Em sétimo lugar havia um ensino herético que negava a ressurreição de Cristo por negar a possibilidade de qualquer ressurreição dos mortos.
Alem de todas essas questões o apostolo Paulo também respondia algumas questões como: Era aconselhável o crente se casar? Homem ou mulher uma vês convertidos deveriam permanecer casados com não crente? Qual deveria ser a atitude do cristão em relação à ingestão de alimentos anteriormente oferecidos a ídolos? As mulheres devem cobrir a cabeça ao freqüentar a adoração pública.
Para concluir é necessário dizer que para entendermos Primeira aos Coríntios devemos saber que nessa carta são descritos princípios eternos assim como princípios relativamente culturais e temporais, ou seja, nessa carta o apostolo fala de princípios para resolver questões que atingem a todos os cristãos em todas as épocas e em todos os lugares assim como de questões que atingem somente cristãos que pertenciam a igreja de Corinto na época do Apostolo Paulo.

Gabriel Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário