Há muitas passagens na Bíblia que fala sobre a Figueira a Videira.
Por que Deus usa a Figueira e a Videira?
A figueira e a Videira, além de outras árvores, são usadas na Bíblia como simbolismo de Israel e do judaísmo (Juízes 9.8-15). A produção de fruto é a principal responsabilidade das árvores, pois pelos frutos nós reconhecemos a qual árvore pertencemos. E Deus vai usar particularmente estas duas árvores para representar dois momentos na Bíblia.
A principal passagem na Bíblia que menciona a figueira está em Oséias 9:10, onde Deus escolheu e separou Israel das outras nações. Mas por que a Figueira como simbolismo de Israel? As características da árvore tem tudo a ver com o que Deus desejava que Israel fosse.
A figueira é uma árvore forte e suas raízes são famosas por destruir paredes e calçadas. Ela também é encontrada em diversas regiões pelo mundo e as suas sementes e frutos são alimento para várias espécies.
Então Deus desejava que Israel(figueira) desse frutos para que outros povos e nações pudessem se alimentar e também sentir a força, o poder e a presença de Deus que está presente em toda Terra. A partir deste povo, outros veriam e conheceriam a Deus, mas Israel se distanciou de Deus e a Figueira deixou de dar frutos.
A Israel começou a dar maus frutos, pois seus reis roubavam a glória e poder que Deus derramava. Devemos vigiar para que não ficarmos soberbos e acharmos que estamos frutificando por causa das nossas forças. Somos frequentemente atacados por Satanás nesta área, por isso devemos sempre permanecer humildes e reconhecer que a glória é totalmente Dele. Senão secaremos e pararemos de dar frutos.
Mesmo Israel pecando, Deus nunca deixava o povo totalmente desorientado e nunca desistia deles. Deus queria restabelecer a aliança com Israel. Em Lucas 13:6-9, Jesus conta uma parábola da figueira que não dá mais fruto e o dono da terra deseja cortá-la, pois poderia inutilizar o solo. Mesmo a figueira estando seca o homem, que cuidava da plantação, pediu para o seu senhor que desse mais um tempo e ele cuidaria para que a figueira desse fruto.
Quantas vezes Jesus pediu ao Pai para que não nos cortasse do meio de sua plantação? Quando estamos secos, desanimados, duvidamos das suas promessas ou deixamos de fazer algo para Deus. Jesus sempre vai interceder por nós.
Quando Israel deixou de dar frutos, Deus envia seu filho para que o mundo todo pudesse ver a Sua glória.
Neste momento a Videira(Jesus) vai completar a obra que a Figueira(Israel) deixou de fazer e vai fazer muito mais. Em João 15:1-8, Jesus se coloca como a videira que vai alimentar os ramos. Temos que ser esses ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (João 15:1-17). Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (15:2).
Em Cristo, a videira, temos que cumprir seu propósito frutificando, em grande quantidade, permanecendo nele, guardando seus mandamentos e amando um ao outro.
@luciolcj
Eu quero dar bons frutos!!!
ResponderExcluirIsso msm Alê...Como está escrito em Mateus 7: 19 "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo". Não queremos ser lançados no "fogo eterno".
ResponderExcluir