quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HISTÓRIA - MARCOS EVANGELISTA


Marcos Evangelista (em grego: Μάρκος; em hebraico: מרקוס; em árabe egípcio: مرقص; c.10 a.c. — Alexandria, 25 de Abril de 68) é o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos. Ele é também um dos Setenta Discípulos e é considerado o fundador da Igreja de Alexandria (Igreja Ortodoxa Copta), uma das principais sedes do Cristianismo primitivo.

A tradição cristã o identifica com o João Marcos (em grego: Μάρκος Ιωάννης, transl. Márkos Iōánnēs), mencionado como companheiro de Paulo nos Atos dos Apóstolos, e que posteriormente teria se tornado um discípulo de Simão Pedro (Pedro). Possivelmente enquanto o  acompanhava, Marcos escrevia os sermões de Pedro, compondo assim o Evangelho segundo Marcos.
Uma tradição anterior, relatada já no século II-III d.C. por Hipólito (obra espúria;"Sobre os Setenta Apóstolos") distingue os dois. De acordo com ele, Marcos, o evangelista, de 2 Timóteo 4:11 é diferente de João Marcos ( de Atos 12:12-25, Atos 13:5-13 e Atos 15:37) e Marcos, primo de Barnabé ( de Colossenses 4:10 e Filemon 24:1). Todos eles pertenceriam aos "Setenta Discípulos" que foram enviados por Jesus para saturar a Judéia com o evangelho (veja Lucas 10:1-16).
Há dúvidas se Marcos conheceu Jesus pessoalmente. Alguns o identifica como o homem que carregou água para a casa onde a Última Ceia foi realizada (Marcos 14:13). Já outros o identifica como sendo o jovem que correu nu quando Jesus foi preso, pois só Marcos narra este episódio (Marcos 14:51-52) e foi para a sua casa que Pedro se dirigiu ao ser libertado da prisão (At 12:12). Elas podem até ser verdadeiras para João Marcos, uma vez que era na sua casa que se localiza o quarto superior (das reuniões), mas não podemos afirmar com certeza se era o mesmo ou pessoas diferentes.
De acordo com a tradição Copta, Marcos se separou de Pedro e foi para Alexndria. Lá, ele fundou a Igreja de Alexandria, cuja sucessão até os dias de hoje é alegada por diversas denominações (veja Patriarca de Alexandria), mas principalmente pela Igreja Ortodoxa Copta. Aspectos da liturgia copta são referenciados ao próprio São Marcos. Ele então se tornou o primeiro bispo de Alexandria e tem a honra de ser também o fundador do Cristianismo na África.
Ainda de acordo com a Igreja Copta, quando Marcos retornou para Alexandria, os pagãos da cidade ficaram ressentidos com os seus esforços para converter os alexandrinos da religião tradicional helênica. Em 68 d.C., conta esta tradição que eles colocaram uma corda à volta de seu pescoço e o arrastaram pelas ruas até que estivesse morto.
O Evangelho de Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de Mateus e o Evangelho de Lucas, sendo dividido em 16 capítulos.
Como em nenhum lugar deste evangelho se menciona o nome do seu autor, trata-se, tecnicamente, de uma obra anônima. Entretanto, existem elementos extra-bíblicos, além de evidências internas, suficientes para apontar como seu autor Marcos, ou João Marcos como era conhecido. Como é em geral reconhecido, o Evangelho segundo Marcos foi o primeiro entre os evangelhos canônicos a ser escrito, por volta do ano de 70 d.C., ano da destruição do Templo pelos Romanos.
Dos sinópticos, é o mais simples e o menor, sendo igualmente aquele que será provavelmente o mais antigo, servindo de uma possível fonte para os demais evangelistas, embora contenha 31 versículos a mais, relativos a outros milagres não relatados nos outros evangelhos. Este Evangelho relata principalmente o ministério de Jesus e foi escrito para o público romano.



Lucio Jr. 

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