Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás)
é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho
de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento.
Chamado por Paulo de "O Médico Amado"(Colossenses 4:14), pode
ter sido um dos cristãos do primeiro
século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos.
Lucas foi o companheiro de Paulo, e segundo a
quase unânime crença da antiga igreja, escreveu o evangelho que é designado
pelo seu nome, e também os Atos dos Apóstolos.
Ele é mencionado somente três vezes pelo seu
nome no N.T. (Cl 4.14 - 2 Tm 4.11 - Fm 24). Pouco se sabe a respeito da sua
vida. Têm alguns julgado que ele foi do número dos setenta discípulos, mandados
por Jesus a evangelizar (Lc 10.1) - outros pensam que foi um daqueles gregos
que desejavam vê-lo (Jo 12.20) - e também considerando que Lucas é uma
abreviação de Lucanos, já têm querido identificá-lo com Lúcio de Cirene (At
13.1).
Lucas era médico (Cl 4.14). Ele não foi testemunha
ocular dos acontecimentos que narra no Evangelho (Lc 1.2), embora isso não
exclua a possibilidade de ter estado com os que seguiam a Jesus Cristo.
Todavia, muito se pode inferir do emprego do
pronome da primeira pessoa na linguagem dos Atos. Parece que Lucas se juntou a
Paulo em Trôade (At 16.10), e foi com ele até à Macedônia - depois viajou com o mesmo Apóstolo até Filipos,
onde tinha relações, ficando provavelmente ali por certo tempo (At 17.1).
Uns sete anos mais tarde, quando Paulo,
dirigindo-se a Jerusalém, visitou Filipos, Lucas juntou-se novamente com ele (At
20.5). Se Lucas era aquele ‘irmão’, de que se fala em 2 Co 8.18, o intervalo
devia ter sido preenchido com o ativo ministério. Lucas acompanhou Paulo a
Jerusalém (At 21.18) e com ele fez viagem para Roma (At 21.1). E nesta cidade
esteve com o Apóstolo durante a sua primeira prisão (Cl 4.14 - Fm 24) - e
achava-se aí também durante o segundo encarceramento, precisamente pouco antes
da morte de Paulo (2 Tm 4.11). Uma tradição cristã apresenta como
pregando o Evangelho no sul da Europa, encontrando na Grécia a morte de um
mártir.
O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS
O Evangelho Segundo Lucas (grego: Τὸ κατὰ Λουκᾶν εὐαγγέλιον ou kata Loukan euangelion) é o
terceiro e mais longo dos quatro evangelhos canônicos, sendo também o mais extenso dos livros do Novo Testamento. Ele relata a vida e o
ministério de Jesus de
Nazaré, detalhando a história dos acontecimentos de Seu nascimento até Sua Ascensão.
O autor é tradicionalmente identificado como Lucas, o evangelista. Certas histórias populares, como o Filho Pródigo e o Bom
samaritano, são encontrados somente neste evangelho. A obra tem uma
ênfase especial sobre a oração, a atividade do Espírito Santo, a alegria e o cuidado de Deus para com os pobres, as
crianças e as mulheres. Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua
atenção especialmente para a humanidade dEle, com Sua compaixão para com os
fracos, os aflitos e os marginalizados.
O Evangelho de Lucas é especificamente
endereçado a Teófilo (Lc 1:3), cujo nome significa
"aquele que ama a Deus". A maneira mais natural de entender a
expressão é que Teófilo é uma pessoa de verdade e o mecena de Lucas, provavelmente pagando os custos
da publicação do livro, sendo por isso a ele dirigido. O adjetivo
"excelentíssimo" significa que Teófilo era uma pessoa de posição.
Teófilo, no entanto, era mais que um
publicador. A mensagem desse evangelho visava à instrução não só daqueles entre
os quais o livro circularia, mas também dele próprio (Lc 1:4). Pensa-se que, como Marcos(e ao contrário de Mateus), o público-alvo do Evangelho
de Lucas são os gentios. O fato
do evangelho ser dirigido a Teófilo não reduz nem limita seu propósito.
O livro foi escrito para fortalecer a fé
de todos os crentes e para reagir aos ataques dos incrédulos. Foi apresentado
para substituir relatórios desconexos e infundados a respeito de Jesus. Lucas queria demonstrar que o
lugar ocupado pelo gentio convertido no reino
de Deus baseia-se nos ensinos de
Jesus. Queria recomendar a pregação do evangelho ao mundo inteiro.
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